FATOR DE POTÊNCIA

Conceitos básicos

A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:

Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc., sendo medida em kW.

Potência reativa: potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar.

Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa.

Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar as relações entre kW, kvar e kVA.

[photopress:direita_manutencao.jpg,thumb,pp_image]

6 comentários sobre “FATOR DE POTÊNCIA

  1. meu forno está pronto, duas placas com resitencia en kanthal, vão trabalar em paralelo. Cada uma com 11 amperes. gostaria de saber como fazelas funcionar variando o tempo de subida da temperatura de maneira mais barata digo economica ja que a leitura da temperatura será feita por um termopar e sensor digital indapendete do sistema elétrico.A leitura da temperatura será visual. ainda não fiz os calculos da potencia mas será com certesa 4KW ou mais. Gostaria de usar duas chaves multipontos estas que se usa em forno de padaria, uma para cada placa que atuaria independentemente ambas em 220V e capacidade 15 A.Isto não é uma resposta bem sei mais não achei outro local.
    Bay obrigado l

  2. Olá, adorei as definições deixadas aqui nesse site. Eu sou “apaixonada” por eletricidade e tudo que a envolva, por tal motivo optei por cursar engenharia elétrica. Não sei quem deixou esses conceitos no site, mas gostaria de agradecê-lo(os) por me exclarecerem. Obrigada!
    Sarah Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *