Conexão de internet pela rede elétrica

Ainda pouco popular no Brasil, o emprego da rede elétrica para transmitir dados é usado em diversas funções ao redor do mundo.

Um dos principais usos é o de enviar o sinal da Internet —função que requer um adaptador, geralmente de 100 ou 200 Mbps. A espanhola DS2 desenvolveu o Powerline Adapter de 400 Mbps, que deve ser lançado no mercado em 2009. O preço do par será em torno de € 150.

Além da alta velocidade, o adaptador é compatível com dispositivos semelhantes, mas de menor capacidade. Na Espanha, a empresa vende a tecnologia para a Telefônica, que disponibiliza sinal de TV por assinatura. Assim, o assinante que muda a TV de lugar não fica preso ao ponto da TV.

O uso da rede elétrica se estende também ao envio de áudio e imagem. A Devolo também possui um sistema de 400 Mbps que transmite filmes duas vezes mais rápido que os cabos AV comuns. Com esta taxa, o sistema envia até cinco vídeos simultaneamente e em alta resolução. O usuário pode utilizar a rede para IPTV e VoIP. A previsão é de que o produto seja lançado no segundo semestre de 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *