Subestações para parque eólico no México

A WEG integra o projeto do primeiro parque eólico no estado Nuevo Leon, no México. A contratação pela Comex-Hidro Asergen para a implementação da Subestação foi executada sob a modalidade “Turn-Key”, na qual a obra é entregue para o cliente pronta para o funcionamento, Incluindo fornecimento de equipamentos, obra civil e montagem eletromecânica.

Com mais de trinta anos de experiência, Comex-Hidro Asergen é um consórcio independente de geração de energia através de hidrelétricas e parques eólicos.

O fornecimento marca a primeira Subestação WEG para parques eólicos no país. O parque será instalado no município de Santa Catarina, próximo a capital Monterrey, norte do México, quase fronteira com os EUA, e abastecerá também municípios vizinhos. O início das atividades do parque eólicos está previsto para março de 2013.

Toda a energia gerada pelos aerogeradores será concentrada na Subestação WEG e, depois, transmitido através de linhas de transmissão em 230kV para conexão com a Concessionária do Governo Mexicano CFE (Comisión Federal de Electricidad).

Além deste projeto, a WEG possui outro contrato com o cliente para o fornecimento de uma subestação de 30 MVA e 115kV para uma hidrelétrica. A Comex-Hidro Asergen também possui projetos para outras Centrais Hidrelétricas dos quais a WEG já foi convidada a participar.

Sinergia com Voltran

A parceria entre a WEG e a Voltran iniciou-se em 2006, quando a WEG adquiriu da família Jimenez, controladora da Voltran, 30% do capital da companhia mexicana. A Voltran atua no segmento de transformadores de distribuição e força. Atualmente a WEG possui participação de 60% do capital da empresa. A aquisição está dentro da estratégia de internacionalização adotada pela WEG. A companhia se qualificou para avançar além do México, entrando definitivamente no mercado de energia norte-americano, fornecendo soluções de geração, transmissão e distribuição de energia com as unidades, alguns processos e etapas de fabricação são com partilhadas entre as empresas, assim como tecnologia e desenvolvimento de novos produtos.

Detalhes Adicionais.

O projeto compreende ao Seguinte Fornecimento.

A = As linhas de média tensão 34.5 kV, da qual partirá desde a base de cada gerador fazendo a coleta de energia dos 8 geradores e levando até a subestação elevadora.

B = A subestação elevadora de 34,5 a 230 kV com transformador de 25 MVA.

C = A subestação de manobras da Concessionária (CFE).

D = A abertura da Linha de 230 kV e a conexão com a Concessionária (CFE).

E = A relocação de uma linha de média tensão existente.

Fonte: WR (WEG em revista) | 03/01/2013 15:16:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *