Novo boletim mensal traz índices de liquidez do mercado livre

Dois índices de liquidez lançados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE nesta quarta-feira, 8 de agosto, foram criados para funcionar como um termômetro do desempenho do mercado de energia no país. Os índices de rotatividade e de liquidez relativa estarão reunidos no novo boletim mensal da CCEE, o InfoLiquidez.

O índice de rotatividade apresenta a relação entre o volume transacionado e o volume consumido de uma mercadoria em um determinado período. O índice de liquidez relativa, por sua vez, mede a liquidez de um produto em relação aos demais produtos do mercado.

Inéditos no mercado, os índices serão divulgados mensalmente aos associados da CCEE. Os indicadores mostrarão com que rapidez e facilidade estão sendo negociados os contratos de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre – ACL, apoiando a tomada de decisões dos agentes.

“A CCEE acredita que o acompanhamento da liquidez contribuirá para o desenvolvimento do mercado, a competitividade entre os agentes e a geração de sinais econômicos eficientes para investimentos de longo prazo”, relata o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata Ferreira.

O InfoLiquidez será divulgado no início de cada mês e conterá dados das contabilizações já finalizadas pela CCEE. Desta forma, o boletim divulgado no mês de agosto traz informações referentes às negociações realizadas até junho.

Metodologia – O índice de rotatividade permite identificar os tipos de contratos que possuem maior oferta e procura no mercado e, portanto, quais possuem maior liquidez. Já o índice de liquidez relativa traz influência do mercado financeiro, ao determinar as ações mais líquidas que devem compor uma carteira teórica, como ocorre no Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa).

O cálculo da liquidez de mercado deve utilizar o maior número de dados possível, de forma independente, transparente e segura. Desta forma, os índices de liquidez de mercado calculados pela CCEE contribuirão para o incremento da simetria das informações e o desenvolvimento do setor elétrico.

A liquidez é um conceito financeiro e refere-se à facilidade com que um ativo, nesse caso a energia elétrica, pode ser convertido em dinheiro. Quando a liquidez de um mercado é abundante, as contrapartes são numerosas e as transações se realizam de forma dinâmica, com baixos custos e sem um efeito significativo sobre os preços (resiliência).

Em mercados líquidos, o volume transacionado é muitas vezes superior ao volume consumido. Nos mercados de ações ou de mercadorias, a avaliação da liquidez de determinado produto vem ganhando, a cada dia, mais relevância. Alguns mercados consideram que a avaliação da liquidez é tão importante quanto a avaliação de risco associada à transação.

Fonte: CCEE

Um comentário sobre “Novo boletim mensal traz índices de liquidez do mercado livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *