HARMÔNICAS

As pequenas e médias empresas são constituídas, em grande parte, por cargas não lineares, conversores de corrente alternada em corrente contínua, que reduzem o fator de potência e distorcem a forma de onda de corrente da rede .
Estudos para correção do fator de potência devem, além de definir as características dos bancos de capacitores, analisar a possibilidade da ocorrência de sobretensões devido ao fenômeno de ressonância, provocado pela forma de onda não senoidal da corrente associada à baixa potência de curto-circuito da rede de suprimento de energia .

*Se mais de 20% das cargas a serem corrigidas forem não lineares (inversores de freqüência, soft-starter, retificadores, reatores eletrônicos, etc.), deve-se instalar em série com os capacitores INDUTORES ANTI-HARMÔNICAS.
*Limites de distorções harmônicas para capacitores: DHTtensão < 5% Vrms e DHTcorrente < 15%. *O uso de capacitores em sistemas elétricos com elevados níveis de distorções harmônicas pode danificar as células capacitivas internamente. Para orientações e informações detalhadas de dimensionamento, instalação e manutenção de nossa linha de capacitores para correção do fator de potência consulte: *Manual para correção do fator de potência; *Manual de segurança e aplicação de capacitores em corrente alternada PRINCIPAIS DISTÚRBIOS Os principais distúrbios vinculados à qualidade, são: - Transitórios, - Variações de tensão de curta e longa duração, - Desequilíbrios, - Distorção da forma de onda, - Flutuações de tensão; e - Variações de freqüência.

onde:
a – tensão senoidal
b- transitório impulsivo
c- transitório oscilatório
d- afundamento de tensão
e – interrupção
f- salto de tensão
g- harmônico
h- corte de tensão

Categorias Durações Magnitudes
TRANSITÓRIOS x x
x x x
x x x
x x x
x x x
x x x
x x x
x x x
x x x
x x x

Notas:
* Se mais de 20% das cargas a serem corrigidas forem não lineares (inversores de freqüência, soft-starter, retificadores, reatores eletrônicos, etc.), deve-se instalar em série com os capacitores INDUTORES ANTI-HARMÔNICAS.
* Limites de distorções harmônicas para capacitores: DHTtensão < 5% Vrms e DHTcorrente < 15%. * O uso de capacitores em sistemas elétricos com elevados níveis de distorções harmônicas pode danificar as células capacitivas internamente. Para orientações e informações detalhadas de dimensionamento, instalação e manutenção de nossa linha de capacitores para correção do fator de potência consulte: * Manual para correção do fator de potência; * Manual de segurança e aplicação de capacitores em corrente alternada. – Limite de distorção harmônica individual de tensão
deverá ser menor ou igual à 3%;
– Limite de distorção total de harmônicas de tensão
(THD) deverá ser menor ou igual à 5%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *