ATERRAMENTO


A Engelétrica elabora relatórios técnicos que incluem medições de resistência do aterramento de maquinas, instalações e SPDA.
Outros estudos específicos também são desenvolvidos pela Engelétrica, em especial o estudo de malhas de aterramento para cabines primárias, exigência atualmente feita por concessionárias de eletricidade para os casos mais corriqueiros como acréscimos e reduções de demanda.

Aterramento

Termo empregado no campo de instalações que engloba diversos elementos instalados no solo com a função básica de proteção de seres vivos, edificações e equipamentos e, de assegurar desempenho de sistemas elétricos, eletrônicos, processamento de dados e comunicação, ou seja, elemento que deve estar presente em todo local onde exista atividade humana ou equipamento instalado.

Sua função é dispersar no solo, de maneira segura, as correntes provenientes de descargas atmosféricas, falhas na isolação de equipamentos e operações na instalação.

O procedimento para dimensionamento e instalação baseia-se em normas e na literatura técnica.

O projeto do subsistema de aterramento é função do tipo de serviço que ele vai executar e proteger, ou seja, uma malha para subestação de potência tem projeto diferenciado para equipamentos de tecnologia de informática ou para sistema de proteção atmosférica.

O ideal seria projetar o subsistema de aterramento antes da construção da edificação uma vez ser necessária realização de medições de resistividade do solo no qual vai ser instalado. Observar que esse procedimento nem sempre é viável economicamente quando a construção já está pronta.

Após a instalação procede-se a medição da resistência ôhmica do aterramento.

Sistema de Análise e Dimensionamento – TecAt Plus

3 comentários sobre “ATERRAMENTO

  1. A funcao da fiacao Terra e conectar a terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referencia. Em outras palavras, o principal objetivo do aterramento e o escape da corrente para um local seguro, seja por motivos de seguranca ou como meio de prolongamento da vida util de equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *