CONCEITUAÇÃO

Capacitor
É um dispositivo capaz de gerar um fluxo de energia elétrica reativa capacitiva, ou seja, com fase oposta à energia reativa dos dispositivos indutivos, diminuindo os valores de perda e queda de tensão no sistema elétrico de corrente alternada.

Cargas não lineares
São cargas que respondem não linearmente à aplicação de uma tensão gerando correntes de amplitude deformadas pela presença de harmônicas.

Banco Capacitivo, Banco de Capacitores ou Sistema de Compensação Reativa
É um conjunto de unidades capacitiva (es) e seu respectivo equipamento de montagem, manobra, proteção e controle, em um mesmo todo.

Carga instalada
Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).

Potência ativa
É a capacidade real das máquinas de produzirem trabalho útil e sua unidade é o quilowatt (kW).

Potência reativa
É a potência utilizada para produzir o fluxo magnético necessário ao funcionamento das cargas indutivas (motores, transformadores, reatores, etc.) expressa em quilovolt-ampère reativo (kVAr).

Energia elétrica ativa
Energia elétrica que pode ser convertida em outra forma de energia, mecânica (do eixo do motor), térmica (que aquece a água do chuveiro), etc. É medida em quilowatt-hora (kWh).

Exemplo: Quando uma carga com potência elétrica de 10 kW é mantida ligada durante uma hora e meia, é consumida a energia elétrica de 10 kW x 1,5 h = 15kWh.

Energia elétrica reativa
Energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho. É expressa em quilovolt-ampère-reativo-hora (kVArh).

Exemplo: Quando uma carga com potência elétrica de 10 kVAr é mantida ligada durante uma hora e meia, é consumida a energia elétrica de 10 kVAr x 1,5 h = 15kVArh.

Potência aparente
É a potência total absorvida por uma instalação elétrica, usualmente expressa em quilovolt-ampère (kVA).
É obtida pela soma geométrica da Potência Ativa (kW) com a Potência Reativa (kVAr).

Potência nominal de um capacitor
É a potência reativa, sob tensão e freqüência nominais, para a qual foi projetado o .

Perdas do capacitor
É a potência ativa consumida pelo quando operando em suas condições nominais.

Harmônicas
São ondas com frequências múltiplas da onda fundamental.

Fator de potência
Valor numérico que estabelece a relação entre a energia elétrica ativa e a reativa, absorvidas num determinado período de funcionamento, pelas cargas ligadas na unidade consumidora.

Fator de potência de referência;
É o valor do fator de potência (fr) igual a 0,92 indutivo ou capacitivo, que é usado como referência para o cálculo das tarifas.

Consumo reativo excedente
Parcela do consumo reativo correspondente à diferença entre o fator de potência de referência (fp=0,92) e o inferior a este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *