Gerenciamento e Eficientização de Energia

A globalização e a competitividade fizeram com que as empresas buscassem cada vez mais reduzir seus custos de produção. Reduzir custos com energia elétrica é uma das poucas alternativas que podem ser adotadas sem interferir diretamente na qualidade do produto.

Produtos Informativos Contato

Correntes Harmônicas

Provavelmente, o primeiro equipamento a ser “acusado” de causar problemas harmônicos, foi o transformador. As primeiras vítimas de então, foram as linhas telefônicas, que sofriam interferências indutivas.

Para muitos engenheiros, as distorções harmônicas são os mais importantes problemas de qualidade da energia de um sistema elétrico.

Em geral, os consumidores industriais têm mais problemas harmônicos que os sistemas de distribuição de energia de uma concessionária.

Isso acontece porque as indústrias, nos dias de hoje, possuem um grande número de cargas geradoras de correntes harmônicas, como os equipamentos controladores de velocidade de motores, os fornos a arco, os conversores AC/DC, etc.

Ironicamente, essas cargas industriais, conforme será mostrado adiante, são vítimas da própria “poluição” elétrica que elas mesmas provocam.

Normalmente, as cargas elétricas, independentemente de gerarem ou não correntes harmônicas, são projetadas para operarem com tensões balanceadas e perfeitamente senoidais.

Assim, os engenheiros eletricistas nas indústrias modernas, acabam ficando com a árdua missão de minimizar a causa da geração de correntes harmônicas para que os correspondentes efeitos não afetem os seus equipamentos mais sensíveis.

<< primeira página

Soluções em energia