Gerenciamento e Eficientização de Energia

A globalização e a competitividade fizeram com que as empresas buscassem cada vez mais reduzir seus custos de produção. Reduzir custos com energia elétrica é uma das poucas alternativas que podem ser adotadas sem interferir diretamente na qualidade do produto.

Produtos Informativos Contato

O que é KVA?

O KVA é uma medida de potência elétrica , chamada potência aparente . Suponhamos que a energia se destinava a alimentar apenas recetores resistivos , ou seja, aquecedores, torradeiras, etc. Este tipo de recetor consume toda a energia que recebe. Não armazena energia. A potência que se consome desta forma chama-se potência ativa.

O KVA é uma medida de potência elétrica , chamada potência aparente . Suponhamos que a energia se destinava a alimentar apenas recetores resistivos , ou seja, aquecedores, torradeiras, etc. Este tipo de recetor consume toda a energia que recebe. Não armazena energia. A potência que se consome desta forma chama-se potência ativa. Como estes recetores consomem toda a energia que recebem, a potência aparente que lhes é fornecida (em kVA ) é igual à potência ativa que consomem (em Watt).

Suponhamos que juntamos motores elétricos aos recetores anteriores. Os motores elétricos consomem energia ( ativa ) quando estão a realizar trabalho e também devido a perdas devidas ao seu próprio aquecimento e ainda a perdas por atritos quando estão em rotação e a outras perdas (magnéticas). Além desta energia ativa , os motores necessitam de uma parcela de energia que não é consumida. Esta energia, chamada reativa , destina-se a produzir o campo magnético com que o motor funciona. É necessário fornecer ao motor uma potência (aparente) maior que a potência ( ativa ) que ele consome.

É por isso que os fornecedores de energia cobram dos grandes consumidores não só a energia ativa (medida com contadores de energia ativa ) mas também energia reativa (medida com contadores de energia ativa ). Se assim não fosse, forneciam uma potência aparente (em kVA ), mas o consumidor só pagava a potência ativa (em W).

Soluções em energia